Embora muitas pessoas possam pensar que a cor das frutas e verduras não seja uma característica importante, a verdade é que as verduras que possuem uma cor específica partilham muitas das suas propriedades.
Nesta ocasião, vamos falar das verduras vermelhas, que se caracterizam por ter uma grande quantidade de nutrientes e por conseguirem melhorias importantes na nossa saúde.

As verduras vermelhas mais nutritivas e saudáveis
É sabido por todos que as frutas e verduras são fundamentais para a nossa saúde, independentemente da cor que tenham. São alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibra e água. A importância desses produtos é tal que deveríamos consumir pelo menos 4 a 5 porções por dia. Este estilo de vida é, de facto, essencial para fortalecer o nosso sistema imunitário, proporcionar-nos energia, força e proteger-nos de doenças sazonais.
No entanto, acredita-se universalmente que as frutas e verduras de cor vermelha são as mais saudáveis de todas. Por quê? Verduras como os tomates, os pimentos vermelhos, os rabanetes e as beterrabas contêm muitos nutrientes. Além de serem ricas em ferro, contêm dois pigmentos importantes:
- Licopeno: nutriente da família dos carotenoides.
- Antocianina: antioxidante da família dos flavonoides.
O licopeno e as antocianinas são duas propriedades fundamentais que os vegetais contêm e que não são afetadas pela cozedura; na verdade, a cozedura favorece a sua absorção. O licopeno contribui para o fortalecimento do sistema imunitário e as antocianinas são essenciais para manter a saúde do coração, prevenir a hipertensão e a aterosclerose.
Os antioxidantes presentes nas verduras vermelhas também ajudam a melhorar a saúde da pele, melhoram a visão, favorecem a regeneração dos tecidos danificados por feridas, estimulam o metabolismo, fortalecem o sistema linfático e facilitam o drenagem de líquidos.
Agora vamos ver quais tipos de verduras vermelhas existem e que benefícios podem trazer cada uma delas.
Tipos de verduras vermelhas: benefícios
Existem várias variedades de verduras vermelhas, mas vamos ver em detalhe algumas das mais conhecidas e interessantes.
Tomate
Na realidade, o tomate é uma fruta, mas é normalmente tratado como uma verdura quando se fala em cozinhar e consumir. Os tomates destacam-se por serem ricos em um antioxidante chamado licopeno, que é o responsável pela cor desta fruta e ajuda a proteger as nossas células dos danos.
Pimento vermelho
São ricos em vitamina C, B6 e antioxidantes. Existem pimentos de cor amarela e verde, mas os de cor vermelha são os que contêm maior quantidade de betacaroteno, o pigmento que lhes dá a cor e que se transforma em vitamina A quando o corpo a necessita.
Beterraba
A beterraba é uma raiz de cor vermelha intensa e sabor doce. É rica em antioxidantes, fibra, potássio, vitamina C e ferro. As beterrabas trazem muitos benefícios para o nosso organismo ao mesmo tempo que oferecem poucas calorias, sendo muito populares entre pessoas que querem perder peso.
Cebola vermelha
Também conhecida como cebola roxa pelo seu tom púrpura intenso. Esta variedade de cebola deve a sua cor aos flavonoides e antocianinas, que também fazem com que tenha grandes propriedades antioxidantes.
Rábano
Esta verdura, que tem um sabor entre picante e amargo, tem um grande percentual de água e oferece muito poucas calorias. Além disso, o bom dos rabanetes é que são ricos em vitamina C, fibra e compostos antioxidantes. Incluir o rábano na tua dieta não só melhorará a tua saúde em geral, mas especialmente a tua função hepática (fígado e vesícula biliar).
Sumos de verduras vermelhas (com extrator de sumos)

Se queres incluir as verduras vermelhas na tua dieta, uma maneira fácil e rápida de obter todos os benefícios que podem oferecer é beber um sumo regularmente.
Para aproveitar ao máximo os seus nutrientes e ainda conseguir conservar o sumo no frigorífico durante 48/72 horas sem perder propriedades, é necessário prepará-lo com um extrator de sumos, pois utilizam um sistema de extração a frio, no qual as frutas e verduras não se oxidam.
Para que o sumo tenha um sabor delicioso e seja agradável, o ideal é combinar algumas dessas verduras vermelhas com frutas, o que lhes dará um toque doce. Alguns exemplos podem ser um sumo de beterraba com aipo, laranja e maçã, ou também um delicioso sumo vermelho detox.