A produção de urina ocorre nos rins e é graças ao efeito diurético que o organismo consegue eliminar o excesso de toxinas. Estima-se que um adulto produza um volume de urina entre 1000 e 2000 ml em 24 horas. Isso nem sempre acontece e as causas podem ser atribuídas a vários fatores.
Às vezes acontece que são introduzidos poucos líquidos no organismo ou, pior ainda, ignoram-se as propriedades de algumas ervas e alimentos que promovem a ação diurética.
A produção e expulsão de urina é um indicador de bom funcionamento do sistema urinário. Isso pode ser promovido graças a algumas bebidas naturais e/ou alimentos presentes na nossa mesa. Aproveitando desde as propriedades pouco conhecidas do bétula até o efeito agora em alta dos sumos de pepino e funcho.
A seguir, apresentamos as melhores bebidas e alimentos diuréticos que favorecem uma maior drenagem dos líquidos presentes no organismo e garantem um efeito de micção mais frequente.
O que são as bebidas diuréticas?
Na natureza existem muitas substâncias que favorecem o efeito diurético.
A diurese não é mais do que o processo de produção de urina nos rins. O efeito diurético, portanto, significa qualquer processo que favoreça a expulsão da urina do nosso organismo. Este passo é fundamental para combater, especialmente, a retenção de água e a celulite.
Até a pele de laranja, embora não afete diretamente a pele e o tecido subcutâneo, é atenuada pela diurese: quanto mais substâncias diuréticas são introduzidas, mais oxigenados ficam os nossos músculos e tecidos.
As bebidas diuréticas são principalmente aquelas que favorecem um efeito antioxidante.
Na natureza, realmente existem muitas plantas que favorecem a diurese, como o chá verde, que é perfeito para ter uma ação diurética, assim como a groselha negra, que garante um efeito drenante no organismo.

O que beber para favorecer a diurese?
O imperativo para favorecer a diurese e combater a celulite e/ou a retenção de água é: beber.
Como mencionado anteriormente, a diurese é um processo obrigatório para garantir o funcionamento completo do nosso organismo. Nenhum ser humano resistiria sem consumir líquidos suficientes. No entanto, nem todos sabem que existem alguns ingredientes naturais que, devido à sua composição, favorecem mais a produção de urina.
Portanto, uma boa regra é beber, além de água, também infusões, favorecendo assim todo esse processo.
O chá verde, por exemplo, tem uma potente função diurética. Isso ocorre porque garante um efeito antioxidante, além de depurar o fígado.
O próprio bétula, utilizado para preparar infusões, tem um grande efeito diurético, graças ao qual se pode combater a celulite. As folhas dessa árvore são utilizadas como infusão para combater o acúmulo de pedras nos rins, bem como para combater a gota. (A gota é um distúrbio causado pelo excesso de ácido úrico).
A preparação da infusão de bétula é muito simples: basta deixar as folhas em infusão por pelo menos 10 minutos, com cerca de 40/50 gramas por litro de água quente. Para obter os máximos benefícios deste chá de ervas, recomenda-se beber cerca de 2/3 xícaras ao dia, entre as refeições.
Qual é o melhor diurético natural?
Realmente existem muitos tipos de elementos naturais que garantem a eliminação do excesso de líquidos e favorecem a diurese.
Os mais eficazes, além dos já mencionados anteriormente, e os que serão mencionados no próximo parágrafo, são:
Magnésio e Potássio. O efeito combinado desses suplementos naturais tem efeitos demonstráveis sobre o excesso de líquido no corpo. O magnésio tem a função de equilibrar os líquidos, garantindo um efeito diurético, especialmente para mulheres na fase pré-menstrual. O potássio, por outro lado, aumenta a quantidade de urina e reduz a quantidade de sódio presente no corpo. Lembre-se de que o excesso de sódio é a causa de uma má diurese e do aumento do excesso de líquidos e toxinas no organismo.
Eclipta Prostrata. É uma erva cujas propriedades garantem um aumento desintoxicante, com um aumento na quantidade de urina a ser expelida. Estudos recentes demonstraram como esta planta permite um aumento de aproximadamente +30% no seu volume.
Dente de leão. É uma planta que é usada principalmente para depurar o fígado. Suas propriedades a tornam a planta ideal para o efeito diurético. Por ser rica em potássio, equilibra os níveis de sódio e garante a expulsão do excesso de líquidos e toxinas.
Os melhores alimentos que promovem a diurese
Certamente, as ervas não são as únicas substâncias naturais que reduzem o excesso de líquidos. Muitos alimentos consumidos no dia a dia têm uma potente ação diurética. Na maioria das vezes, a ingestão crua ou cozida não faz diferença.
En particular:
Aipo. Este vegetal tem muitas propriedades, incluindo ser composto por muita água, vitamina A e potássio. Consumido cru, cozido ou em suco, tem um alto poder diurético, aumentando o volume de urina e a frequência de micção.
Água, Limão e Gengibre. Esta bebida, que acalma a sede, além de ativar o metabolismo e queimar gordura mais rápido, tem uma ação diurética. O gengibre, combinado com o limão, garante o bom funcionamento do sistema linfático, combatendo o acúmulo de líquidos.
Abacaxi. Esta fruta sempre foi o alimento utilizado para combater a celulite e a retenção de água. A presença massiva de água e vitaminas, assim como ácidos orgânicos, tem a máxima função de estimular a expulsão de urina, diminuindo o acúmulo de líquidos que tendem a se depositar no tecido cutâneo.
Melancia. Fruta típica do verão, tem um grande efeito calmante, pois é composta por mais de 90% de água. É fácil compreender como este alimento tem um efeito positivo no trato urinário.
Pepino. Este tipo de vegetal, consumido cru e recentemente em sucos detox, garante uma maior produção de urina, assegurando assim um efeito desintoxicante nos nossos rins.
Funcho. Um dos principais vegetais com ação diurética, sua função principal é expulsar as toxinas dentro do nosso organismo, na forma de urina. Seu alto poder detox garante a diurese.
Não estamos falando apenas de bebidas, mas também de extratos, especialmente quando o suco de algumas variantes de romã é extraído, obtendo um suco detox e diurético.

Ervas para preparar excelentes bebidas
As ervas para preparar as melhores bebidas detox, com um potente efeito diurético, incluem:
Dente de leão: Uma ou duas xícaras de chá de dente de leão têm grandes propriedades que ajudam o fígado, auxiliando na eliminação do excesso de toxinas.
Cavalinha: É uma planta medicinal útil não só para o cabelo, mas também por seu efeito diurético. Bastam 3 colheres de chá de folhas secas, deixando em infusão por cerca de 10 minutos com 150/200 ml de água quente.
Mil-em-ramas: É uma planta herbácea com poder diurético. Sua infusão é preparada mergulhando 30 gramas de flores da planta para cada litro de água quente. Demorará cerca de 10 minutos para desfrutar deste precioso chá de ervas.
Borragem: É uma planta medicinal que também pode ser cultivada em vasos e tem um alto efeito desintoxicante. Sua infusão, que deve descansar por cerca de 30 minutos, pode ser preparada fervendo 1 litro de água com cerca de 20 gramas de folhas frescas. Esta infusão é preciosa para eliminar o acúmulo de líquidos e favorecer a diurese.
Folhas de bétula: É uma planta cujas folhas garantem a criação de uma infusão com importantes efeitos diuréticos. Para 1 litro de água quente, serão necessários cerca de 40/50 gramas de folhas para obter uma infusão altamente diurética.
Urtiga: Suas folhas sempre foram utilizadas para criar uma infusão que favorece a eliminação de líquidos. Preparar a bebida é simples: para cada xícara de água quente, são necessários cerca de 4 gramas de folhas secas de urtiga. É importante deixar o chá de ervas descansar por cerca de 10 minutos e depois coá-lo.
Chá verde: As folhas de chá verde sempre tiveram um efeito positivo sobre o metabolismo, bem como um forte efeito diurético, pois atuam sobre o funcionamento dos rins e do trato urinário. Existem muitas infusões preparadas no mercado, mas prepará-las em casa é muito simples, bastando 1 colher de chá de folhas de chá verde para cada xícara de água quente.
A importância do bom funcionamento do sistema urinário reduz o risco de pedras nos rins ou cálculos renais.
Foi demonstrado que a natureza fornece muitos alimentos e ervas cujas propriedades são parte de um eficaz sistema de desintoxicação. Existem muitos remédios para combater o excesso de líquidos no organismo, garantindo assim um efeito diurético imediato.
Se algum desses conteúdos chamou sua atenção e você quer saber como usar os extratores Hurom para a preparação de bebidas diuréticas, em nosso blog você encontrará artigos relacionados. Se tiver dúvidas específicas, estamos sempre disponíveis para responder às suas perguntas, basta fazer sua consulta aqui.